Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada na área suburbana de Córdoba, Argentina, e foi projetada para um casal de idosos. O contexto apresenta duas situações, o anel viário e um bairro residencial, que definem a forma arquitetônica da casa. O programa é ordenado em uma sequência linear disposta em uma trama distorcida pelo terreno trapezoidal. A organização das categorias espaciais é simétrica, com duas alas, social e íntima, rotacionadas 64°. Em direção ao anel viário, um muro contínuo de 4 metros de altura define a fachada e delimita o espaço doméstico. Ele constitui-se como recipiente e espaço de circulação da casa, que não revela o seu interior e confere à obra um aspecto sólido materializado no tijolo e na pedra.
Pela configuração morfológica apresentada, esse elemento é curvado duas vezes seguindo a linha edificada. A sua curva principal é extrudada e perfurada para criar a janela quadrada principal voltada para o anel viário. Internamente projeta-se uma ruptura por onde surge a porta de entrada que, por sua vez, é dobrada e perfurada criando uma janela retangular que liga visualmente a cozinha com o bairro. Para sua construção, utilizou-se mão de obra local, resgatando a tradição jesuítica de forma criativa e materializando uma reinterpretação do calicanto. A posição das pedras direciona o padrão dos tijolos. A composição de abóbadas, tijolos queimados, manchados, retorcidos, constituem um todo com variações de saturação. Esse movimento acompanha o habitante ao longo de sua jornada com uma claraboia filtrada por vigas que realçam sua textura.
Esse elemento, por sua vez, articula os ambientes, assim como as curvas lhe conferem dinamismo e profundidade tornando visível a sua continuidade. Na sala o ritmo é criado pela janela principal que a atravessa como uma lente para enquadrar o anel viário e captar a sua paisagem cinética. A expressão material da casa confere um tom terracota, gerando uma atmosfera rústica e acolhedora. O pátio ilumina e oxigena a casa que gira em torno dele e para o qual todos os cômodos se abrem através de uma série de pórticos 3x3 em concreto armado que revelam os eixos estruturais. A viga percorre toda a casa como uma fita de concreto aparente e dos pilares surgem a galeria e a pérgola através da qual cresce um Espinillo existente. Duas rupturas na casa destacam-se com os únicos elementos do jardim materializados na fachada, uma é a churrasqueira e a outra uma pequena parede curva que margeia a árvore.